Dia Internacional da Mulher

Olá!

Neste ano, o Dia Internacional da mulher completa 100 anos.

No meu segundo grau, fiz um curso técnico e me formei em Secretariado. Era bastante comum nossa professora dessa matéria preparar uma aula especial, trazendo sempre convidadas para nos ministrar palestras próximo a esta data comemorativa. Eram mulheres ilustres, modernas e com muita experiência boa para nos passar.

A história que ouvíamos na época (uns 15 anos trás…..) sobre o Dia Internacional da Mulher era que a escolha do 8 de março foi devido à um incêndio em uma fábrica têxtil nos Estados Unidos que vitimou cerca de 150 trabalhadoras que organizavam uma greve contra às más condições de trabalho.

Entretanto, novas pesquisas nessa área têm apontado que a escolha da data está ligada à história da Revolução Russa. “De fato houve esse incêndio nos EUA, um acontecimento trágico para o movimento sindical e feminista na época, mas o incêndio sequer teria ocorrido nessa data”.

Hoje se tem comprovado pelos documentos que a orientação para se realizar as comemorações e manifestações internacionais se deu em 1910, numa resolução da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Rússia, e que não havia uma indicação de data fixa para a comemoração. A reivindicação central seria o direito ao voto para as mulheres.

Segundo a fonte de onde tirei esta parte histórica, não é difícil imaginar porque a memória histórica hegemônica aceitou e propagandeou a versão do incêndio da fábrica têxtil nos EUA, e escondeu sua origem socialista.

A data virou uma mera data comercial assim como tantas outras não é mesmo?

Ainda segundo a autora do texto, é importante resgatar a data como um momento de luta e organização das mulheres socialistas, devolvendo à comemoração seu conteúdo político.

Bom na história que ouvi várias vezes de minhas professoras-palestrantes, a cor lilás que sempre é utilizada nas comemorações do dia 8 de março, não foi escolhida à toa. Reza a lenda, que essa era  a cor do tecido que as mulheres estavam fabricando no dia em que resolveram fazer suas reivindicações e acabaram acuadas dentro da fábrica pela força policial e seus patrões, onde acabaram mortas.

 

Então desejo que neste próximo 8 de março, nós mulheres pensemos no que cada uma pode fazer para melhorar a sociedade a que pertence, e que colha os frutos dessas ações com muitas alegrias!!

 

***

Segue o link de onde tirei algumas passagens e onde poderão encontrar o texto na íntegra.

 http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/comemoracao-do-dia-internacional-da-mulher-completa-100-anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: