Passo a passo florzinha de fuxico

Fazer uma florzinha de fuxicoe bastante fácil.

Veja o passo a passo abaixo:

1) Corte 6 círculos de tecido. Dobre ao meio duas vezes fazendo um “triângulo”.

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

2) Alinhave o lado arredondado. Franza o alinhavo. Sem cortar a linha, repita o alinhavo nos seis círculos dobrados.

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

3) Após alinhavar e franzir os seis círculos que formarão as pétalas, arrume-as para formar a flor e arremate com um pontinho.

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

4) Tendo feito as pétalas, que tal dar um charminho com uma folhinha verde? A folha é feita da mesma maneira que a pétala, alinhavando e franzindo. Costurá-la em um dos lados da flor.

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

5) Para finalizar, cortar dois círculos menores para dar acabamento, na frente (fazendo o miolo) e no verso da florzinha.

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

6) Eis sua florzinha de fuxico pronta!

Passo a passo flor de fuxico

Passo a passo flor de fuxico

– Neste PAP, usei as seguintes medidas:

Seis círculos de 7 cm para as pétalas.

Um círculo de 10cm para a folha.

Dois círculos de 3cm para o miolo e o verso.

– Para facilitar a visualizção usei linha vermelha, mas use sempre a linha da mesma cor do tecido! Veja as dicas abaixo:

DICAS

1.      Para se ter fuxicos do mesmo tamanho, use um molde de papelão. Você pode ter vários moldes e deixar seus fuxicos padronizados. Não se esqueça de riscar sempre no avesso viu!!
2.      Use sempre a linha da mesma cor do tecido. Faz uma grande diferença no seu acabamento.
3.      Um bom acabamento é tudo! Se estiver fazendo um fuxico tradicional, tente finalizar na parte interna para o nó não aparecer. Quando estou fazendo uma florzinha, eu procuro arrematar entre uma pétala e outra, num local bem escondidinho… Faça um nó bem pequeno e corte a linha bem rentinho.
4.      Se você tiver medo de errar na escolha das cores, opte por um tom sobre tom… sempre dá certo!!
5.      O cetim é danado para desfiar… sempre que for usar este tecido, ou mesmo trabalhar com fitas, queime a ponta para que, ao costurar, o cetim não desfie e estrague seu trabalho. Se for trabalhar com uma grande quantidade de peças, corte primeiro todas as peças e depois queime-as na chama de uma vela (experimente uma velinha perfumada… além de espairecer com seu trabalho manual, o cheirinho que fica no ambiente o deixa bem acolhedor!).

Capriche e divirta-se!! 😉

Anúncios

5 opiniões sobre “Passo a passo florzinha de fuxico